29 setembro 2009

Sarau da Taba – Vai a Escola. 06/10/2009


Sarau da Taba – Vai a Escola.


O grupo poético TABA DE CORUMBÊ em parceria com a EM Cora Coralina, convidam para um sarau aberto na Escola Municipal Cora Coralina, no dia 06 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 21h00 Compareçam com sua arte. Todos serão bem-vindos.


Data e hora: dia 06 de outubro de 2009 – a partir das 19h00.


Local:

EM Cora Coralina

Rua São João, 876

Mauá – SP Tel: (11) 4576-7134

(Acesso - Ônibus Jardim Silvia - 122)

28 setembro 2009

Oficina de Poesia do Grupo Taba de Corumbê no Teatro Municipal de Mauá.




Convite (para todos) e em especial (para os membros da Taba).

Domingo agora, dia 04 de outubro de 2009, a partir das 15h00, acontecerá a Oficina de Poesia do Grupo Taba de Corumbê no Teatro Municipal de Mauá. Estes encontros tem acontecido regularmente e o próximo será dia 18/10/2009; marquem na agenda.

Encontro em clima descontraído, mas com muita seriedade, com o objetivo de reforçar os laços de amizade dos escritores da cidade e convidados, além de análises e troca de informações sobre nossa língua, poesia e literatura. Tragam seus poemas para leitura, e ou se estiverem preparados, para realização de analise pelo grupo. ( Trazer umas vinte cópias dos textos para distribuição e leitura entre os participantes.)

(Domingo, 04 \10\2009, das 15H00 às 17H00)
TEATRO MUNICIPAL DE MAUÁ
Rua Gabriel Marques, n.º 353 - Centro – Mauá – SP (Acesso também pela Avenida João Ramalho, 456.)

Maiores informações:.

camargoeb@ig.com..br

http://tabadecorumbe.blogspot.com

Lembramos a todos

ET:. Lembramos a todos que as atividades a partir de 28/11/2009 foram todas suspensas, encerraremos nossas atividades de 2009 no Sarau da Taba de 28/11/2009.

21 setembro 2009

Lançamento do livro “Sentimentos da Alma”, Escrito por Eliza Gregio




Convidamos 0s amigos para o lançamento
do livro “Sentimentos da Alma”,
Escrito por Eliza Gregio

Que será realizado no Plenário da
Câmara Municipal de Mauá.
No dia 26/09/às 16:00 hs
Com fechamento às 19:00hs.

Av. João Ramalho, 302 Vila Noêmia
Convidados especiais:

Secretaria da Educação e Cultura
Secretario da Educação e cultura e Lazer
Professor Paulo Carvalho Fragoso
Presidente da Câmara Municipal de Mauá
Doutor Silvar Silva Silveira
Diretora Aparecida
Diretora Ângela
Editor Thiago Schoba
Poeta Aristide Teodoro
Poeta Iracema Regis.

Abertura musica ao vivo
Recital com os poetas de Mauá
Palestra feita por Paulo Carvalho Fragoso
Tema Literatura

Encerramento coquetel



Contamos com sua presença

Eliza Gregio



http://www.rauldeleoni.org/academico_correspondente_eliza_gregio.html

LANÇAMENTO DO LIVRO “Cartas de um Nihonjin uchinanchu do Brasil” do escritor Paulo Moriassu Hijo




LANÇAMENTO DO LIVRO
“Cartas de um Nihonjin uchinanchu do Brasil” do escritor Paulo Moriassu Hijo

Dia: 22 de setembro de 2009
Horário: 19H30 às 22H00
Local: Biblioteca Municipal “Paul Harris”
Av. Dr. Augusto de Toledo, 255
Bairro Santa Paula - São Caetano do Sul - SP


Culturas brasileira, japonesa e
okinawana reunidas numa infância

Por Osvaldo T. Higa

Reminiscência da infância que reavive aspectos das culturas nipônica e okinawana, muitos deles praticamente desconhecidos pelos brasileiros. Esse é o dado que mais chama a atenção na leitura do livro "Cartas de um nihonjin uchinanchu do Brasil", de Paulo Moriassu Hijo.
O próprio título da obra deverá provocar três prováveis reações: dúvidas e curiosidade nos brasileiros que não têm a menor noção sobre a língua japonesa; dúvidas também nos japoneses e seus descendentes que desconhecem a língua okinawana; e interesse nos okinawanos e seus descendentes em se verem indentificados nessa narrativa.
Literalmente, na língua portuguesa, o título do livro seria "Cartas de um japonês okinawano do Brasil". Mas o autor fez questão de grafar os adjetivos gentílicos em suas formas fonéticas originais para destacar que, inconscientemente, as três culturas estavam presentes no dia-a-dia de sua infância.
Nascido em 1953, em Presidente Prudente, no oeste do Estado de São Paulo, Paulo Moriassu Hijo viveu seus primeiros sete anos de vida num sítio, sob os cuidados de seus avós -- imigrantes que vieram de Okinawa, antigo reino de Ryukyu, anexado como província do Japão em 1870.
No sítio, com os avós, sua comunicação era afeita em uchinaguchi (idioma okinawano), com os demais colonos de origem japonesa, trocava palavras em nihongo (idioma japonês) e começou a aprender formalmente a língua portuguesa ao iniciar a escola primária.
A narrativa dessa infância foi feita a d. José de Aquino Pereira, que foi o primeiro bispo da Diocese de Presidente Prudente, instalada em 1960. Lá, aos dez anos, Paulo Moriassu Hijo era coroinha da Catedral São Sebastião. No fim de 1964, ele e sua família mudaram-se para Santo André, na Grande São Paulo.
O ex-coroinha e o bispo só viriam a retomar contatos em 2004, mais de 40 depois. Nesses contatos, o autor, por meio de cartas, contou-lhe como foi a infância de um garoto que, a um só tempo, convivia com três idiomas, com culinárias diversas, com a tradição xintoísta de Okinawa e com a fé na crença católica.

Osvaldo T. Higa é escritor, jornalista e produtor de televisão.



Sobre o autor

Paulo Moriassu Hijo nasceu em 03 de fevereiro de 1953, em Presidente Prudente, São Paulo, onde morou até o fim de 1964, quando veio morar em Camilópolis, Santo André, no ABC Paulista.

Em 1971, conseguiu uma vaga para fazer o segundo colegial no concorrido I.E.E. Cel. Bonifácio de Carvalho, em São Caetano do Sul, onde logo foi descoberto pelos professores de educação física que era veloz.

Foi inscrito nos 100 m rasos, no salto em distância, no revezamento 4x100 m, para correr com Ralphy, Centelha e Cadado na Olimpíada Colegial do Tijucussu Club de 71. Ganhou três medalhas de ouro no atletismo e mais uma com a equipe de Vôlei.

Foi convidado a treinar com a equipe principal de São Caetano do Sul. No fim daquele ano de 1971, numa cerimônia no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, quando houve a premiação dos melhores esportistas, recebeu o troféu de revelação do ano.

Depois do Colegial, fez educação física na FEFISA, considerada uma das melhores faculdades da área daquela época. Tornou-se em 1976, com apenas 23 anos, técnico da equipe principal de atletismo, ficando no cargo até o fim de 1984.

Deixou o esporte para lecionar inglês me uma rede de escola de idomas e fazer filosofia na USP. Em 2007 foi convidado a ser colunista da revista www.gostodeler.com.br , na qual figura entre os mais bem lidos. Com a vivência como cronista, adquiriu o gosto pela escrita e vai lançar o seu primeiro livro, “Cartas de um nihonjin uchinachu do Brasil”, editora Virgo, de São Caetano do Sul. É membro da Academia Popular de Letras, presidida por Ana Maria Guimarães Rocha.

15 setembro 2009

50 ANOS DE ARISTIDES THEODORO -Vídeo da Exposição



Exposição:


50 ANOS DE ARISTIDES THEODORO E A INVENÇÃO DE CURIAPEBA


Mostra paralela à Exposição -100 Sertões: O Universo de Euclides da Cunha – Artistas da Taba de Corumbê e convidados.


Aroldo Araújo

Cecília Camargo

Edson B Camargo

Mauri Chiozzani

Sarah Helena



Data: de 10 até 30 de Agosto de 2009

(Abertura Oficial 12 de agosto, 19h00)

Local: Espaço Pinacoteca – Teatro Municipal de Mauá

14 setembro 2009

Convite (para todos) e em especial (para os membros da Taba).

Domingo agora, dia 20 de setembro de 2009, a partir das 15h00, acontecerá a Oficina de Poesia do Grupo Taba de Corumbê no Teatro Municipal de Mauá. Estes encontros tem acontecido regularmente e o próximo será dia 04/10/2009; marquem na agenda.

Encontro em clima descontraído, mas com muita seriedade, com o objetivo de reforçar os laços de amizade dos escritores da cidade e convidados, além de análises e troca de informações sobre nossa língua, poesia e literatura. Tragam seus poemas para leitura, e ou se estiverem preparados, para realização de analise pelo grupo. ( Trazer umas vinte cópias dos textos para distribuição e leitura entre os participantes.)

(Domingo, 20 \09\2009, das 15H00 às 17H00)
TEATRO MUNICIPAL DE MAUÁ
Rua Gabriel Marques, n.º 353 - Centro – Mauá – SP (Acesso também pela Avenida João Ramalho, 456.)

Maiores informações:.

camargoeb@ig.com..br

http://tabadecorumbe.blogspot.com

13 setembro 2009

Presença da Taba na Radio Z FM. (10/09/2009)


Presença da Taba na Radio Z FM 87,5 MHz (ZYU 699) http://www.radiozfm.org, quando o jornalista e contista Aristides Theodoro e o poeta Edson Bueno de Camargo foram entrevistados sobre o Mapa Cultural Paulista, onde houve participação maciça dos membros da Taba na fase Municipal e Regional, quando a escritora de contos Sarah Helena recebeu Menção Honrosa na categoria Conto.
A Radio Z FM está antenada nas artes da cidade de Mauá, tanto que mantém em seu sítio, um espaço para os Atistas da Cidade.

Ouça aentrevista:
http://www.radiozfm.org/portalz/index.php?option=com_content&task=view&id=2704&Itemid=2

Sarau da Taba




Sarau da Taba



O grupo poético TABA DE CORUMBÊ em parceria com a Câmara Municipal de Mauá, convidam para um sarau aberto no Plenarinho da Câmara, no dia 26 de setembro (Sábado) das 15h00 às 21h00 Compareçam com sua arte. Todos serão bem-vindos.



Data e hora: dia 26 de setembro de 2009 – a partir das 15h00.


Local:







Câmara Municipal de Mauá

Avenida João Ramalho, 305 Vila Noêmia

Mauá – SP – Tel: 4512-4500

(Acesso também pela Avenida João Ramalho, 456.)

03 setembro 2009

Convite (para todos) e em especial (para os membros da Taba).

Domingo agora, dia 06 de setembro de 2009, a partir das 15h00, acontecerá a Oficina de Poesia do Grupo Taba de Corumbê no Teatro Municipal de Mauá. Estes encontros tem acontecido regularmente e o próximo será dia 20/09/2009; marquem na agenda.

Encontro em clima descontraído, mas com muita seriedade, com o objetivo de reforçar os laços de amizade dos escritores da cidade e convidados, além de análises e troca de informações sobre nossa língua, poesia e literatura. Tragam seus poemas para leitura, e ou se estiverem preparados, para realização de analise pelo grupo. ( Trazer umas vinte cópias dos textos para distribuição e leitura entre os participantes.)

(Domingo, 26 \07\2009, das 15H00 às 17H00)
TEATRO MUNICIPAL DE MAUÁ
Rua Gabriel Marques, n.º 353 - Centro – Mauá – SP (Acesso também pela Avenida João Ramalho, 456.)

Maiores informações:.

camargoeb@ig.com..br

http://tabadecorumbe.blogspot.com